Livros


A última elegia (V)
Vinicius de Moraes
Poesia

A ÚLTIMA ELEGIA (V)


          Para Tati


                O                                            L
           O         F                               E          S
      R                  S                     H                     E
O                            O    F    C                                A

Greenish, newish roofs of Chelsea
Onde, merencórios, toutinegram rouxinóis
Forlornando baladas para nunca mais!
Ô imortal landscape
                          no anticlímax da aurora!
                                                  ô joy for ever!
Na hora da nossa morte et nunc et semper
Na minha vida em lágrimas!
                                      uer ar iú
Ô fenesuites, calmo atlas do fog
Impassévido devorador das esterlúridas?
Darling, darkling I listen...
                                     “... it is, my soul, it is
Her gracious self...”
                                      murmura adormecida
É meu nome!...
                                      sou eu, sou eu, Nabucodonosor!
Motionless I climb
                                      the wat
                                                   e
                                                   r
                                                   -
                                      Am I p a Spider?
                                              i
                                      Am I p a Mirror?
                                              e
                                      Am I s an X Ray?

No, I’m the Three Musketeers
                       rolled in a Romeo.
                                                 Virus
Da alta e irreal paixão subindo as veias
Com que chegar ao coração da amiga.
                                                     Alas, celua
Me iluminou, celua me iludiu cantando
The songs of Los; e agora
                          meus passos
                                     são gatos
Comendo o tempo em tuas cornijas
Em lúridas, muito lúridas
Aventuras do amor mediúnico e miaugente...
So I came
                          — from the dark bull-like tower
                                                  fantomática
Que à noite bimbalha bimbalalões de badaladas
Nos bem-bons da morte e ruge menstruosamente sádica
A sua sede de amor; so I came
De Menaipa para Forox, do rio ao mar — e onde
Um dia assassinei um cadáver aceso
Velado pelas seis bocas, pelos doze olhos, pelos centevinte dedos espalmados
Dos primeiros padres do mundo; so I came
For everlong that everlast — e deixa-me cantá-lo
A voz morna da retardosa rosa
Mornful and Beátrix
Obstétrix
Poésia.

✩

Dost thou remember, dark love
Made in London, celua, celua nostra
Mais linda que mare nostrum?
                           quando early morn’
Eu vinha impressentido, like the shadow of a cloud
Crepitante ainda dos aromas emolientes de Christ Church Meadows
Frio como uma coluna dos cloisters de Magdalen
Queimar-me à luz translúcida de Chelsea?
Fear love...
                        ô brisa do Tâmisa, ô ponte de Waterloo, ô
Roofs of Chelsea, ô proctors, ô preposterous
Symbols of my eagerness!
                         — terror no espaço!
                                 — silêncio nos graveyards!
                                             — fome dos braços teus!
Só Deus me escuta andar...
                          — ando sobre o coração de Deus
Em meio à flora gótica... step, step along
Along the High... “I don’t fear anything
But the ghost of Oscar Wilde...” ... ô darlingest
I feared... A ESTAÇÃO DE TRENS... I had to post-pone
All my souvenirs! there was always a bowler-hat
Or a policeman around, a stretched one, a mighty
Goya, looking sort of put upon, cuja passada de cautchu
Era para mim como o bater do coração do silêncio (I used
To eat all the chocolates from the one-penny-machine
Just to look natural; it seemed to me que não era eu
Any more, era Jack the Ripper being hunted) e suddenly
Tudo ficava restful and warm... — o siiiiiiiii
Lvo da Locomotiva — leitmotiv — locomovendo-se
Through the Ballad of reading Gaol até a visão de
PADDINGTON (quem foste tu tão grande
Para alevantares aos amanhecentes céus de amor
Os nervos de aço de Vercingetórix?). Eu olharia risonho
A Rosa dos Ventos. S.W. Loeste! no dédalo
Se acalentaria uma loenda de amigo: “I wish, I wish
I were asleep”. Quoth I: — Ô squire
Please, à Estrada do Rei, na Casa do Pequeno Cisne
Room twenty four! ô squire, quick, before
My heart turns to whatever whatsoever sore!
Há um grande aluamento de microerosíferos
Em mim! ô squire, art thou in love? dost thou
Believe in pregnancy, kindly tell me? ô
Squire, quick, before alva turns to electra
For ever, ever more! give thy horses
Gasoline galore, but do take me to my maid
Minha garota — Lenore!
Quoth the driver: — Right you are, sir.

✩

Ô roofs of Chelsea!
Encantados roofs, multicolores, briques, bridges, brumas
Da aurora em Chelsea! ô melancholy!
“I wish, I wish I were asleep...” but the morning
Rises, o perfume da madrugada em Londres
Makes me fluid... darling, darling, acorda, escuta
Amanheceu, não durmas... o bálsamo do sono
Fechou-te as pálpebras de azul... Victoria & Albert resplende
Para o teu despertar; ô darling, vem amar
À luz de Chelsea! não ouves o rouxinol cantar em Central Park?
Não ouves resvalar no rio, sob os chorões, o leve batel
Que Bilac deitou à correnteza para eu te passear? não sentes
O vento brando e macio nos mahoganies? the leaves of brown
Came thumbling down, remember?
“Escrevi dez canções ...
                           ...escrevi um soneto...
                                                ...escrevi uma elegia...”
Ô darling, acorda, give me thy eyes of brown, vamos fugir
Para a Inglaterra?
                           “...escrevi um soneto...
                                              ... escrevi uma carta...”
Ô darling, vamos fugir para a Inglaterra?
                                               ...“que irão pensar
Os quatro cavaleiros do Apocalipse...”
                                               “...escrevi uma ode...”
Ô darling!
                            ô PAVEMENTS!
                                                Ô roofs of Chelsea!
Encantados roofs, noble pavements, cheerful pubs, delicatessen
Crumpets, a glass of bitter, cap and gown... — don’t cry, don’t cry!
Nothing is lost, I’ll come again, next week, I promise thee...
Be still, don’t cry ...
                        ... don’t cry...
                                   ...don ’t cry...
                                              RESOUND
Ye pavements!
                          — até que a morte nos separe —
                                     ô brisas do Tâmisa, farfalhai!
Ó telhados de Chelsea,
                                     amanhecei!

Compartilhe