voltarMovie

A secretária de malandro

Última Hora , 21 de Setembro de1951

Fui ontem ver, com a morte n'alma - digo com a morte n'alma, porque tinha os piores prognósticos a respeito - este filme A secretária de malandro, de Bing Crosby. Mas qual não foi a minha surpresa quando eu, que esperava um filme medíocre, sem graça, mal interpretado e com os chavões usuais dos musicais americanos, deparo com um celulóide não medíocre mas completamente imbecil, não sem graça, mas totalmente alvar, beócio, bobo, bocó, besta; não mal, mas pessimamente mal interpretado; não com os chavões usuais dos musicais americanos, mas um verdadeiro tratado em chavões do gênero, acrescido de alguns novos que ainda não conhecia. 

Isso me fez um certo bem porque afinal de contas, eu tinha pago quase Cr$ 15,00 para ingressar no Ritz, e todo o mundo gosta de ter alguma coisa em troca do dinheiro que gasta. Eu, positivamente, não contava com um negócio tão ruim. A bobagem é tal que chega a ter uma certa grandeza. Essa história de um compositor de nome que é o auge do boavida, e a quem uma secretária eficiente põe para trabalhar ativamente, e pelo qual acaba se apaixonando é absolutamente exLx LAJV-T/Na, se me permitem a má palavra. Naney Olsen parece mais uma bouillotte, ou seja, em nosso vulgar, saco de água quente, que uma representante do sexo outro. O velho Bing, com a sua displicência habitual e o seu charme descuidado, já está começando a encher de um jeito que não é mais possível. O que o filme tem de melhor - e isso só cinco minutinhos - é uma dança meio desvariada e bastante vagotônica (aposto que Fernando Lobo também vai achar, naquela hora que eles dançam no parapeito do terraço do arranha-céu) apresentada pelos bailarinos Margo e Gower Champion. Os convidados especiais do filme Peggy Lec, que canta um número com Crosby; Dorothy Kirsten, da Ópera do Metropolitano; os Marry Macs, conjunto vocal - muito borocochôs, todos eles. Salva-se naturalmente o genial Groucho Marx, com o seu fabuloso jeitão de ser, mas também muito mal aproveitado. 
Não percam tempo em ver essa besteirada. Eu conheço melhor aplicação para os Cr$ 7,70 que irão gastar, apesar da desvalorização do numerário.