volverLibros de poesía

Poemas esparsos

São Paulo, Companhia das Letras, 2008

A obra poética de Vinicius de Moraes foi é muito maior do que foi publicado durante sua vida. Poeta em tempo integral, deixou guardado em seu arquivo pessoal uma quantidade considerável de material da mais alta qualidade. Após sua morte, pesquisadores tiveram acesso a esse acervo, preservado por sua família aos cuidados da Fundação Casa Rui Barbosa.

Em 1991, a escritora Ana Miranda reuniu parte desse acervo inédito no livro Jardim Noturno, publicado pela Companhia das Letras como parte da reedição da obra de Vinicius. Em 2008, período de uma nova reedição pela mesma editora de sua obra completa, o trabalho de Ana foi incorporado à pesquisa mais ampla de Eucanaã Ferraz. Também poeta e estudioso da obra de Vinicius, o organizador do novo volume o batizou como os Poemas Esparsos. 

Cobrindo um período amplo, entre as décadas de 1930 e 1970, o livro apresenta múltiplas facetas poéticas de Vinicius em toda sua força e seu lirismo. O livro complementa a produção oficial do poeta, ao apresentar um material de alta qualidade, mesmo que inédito para o seu tempo.